Quando a gente fala em certificação de cabeamento estruturado, estamos nos referindo a um conjunto de testes que avalia se a instalação segue as orientações das normas técnicas e legais que tratam do tema. O serviço requer conhecimento e equipamentos específicos, motivo pelo qual deve ser feito por empresas que tenham a expertise necessária.
Os testes analisam o desempenho da rede e fazem um comparativo com os critérios definidos nas normas em vigor. Ou seja, há a avaliação de vários parâmetros, como, por exemplo, o mapeamento dos condutores, comprimento, atenuação, paradiafonia, impedância, resistência etc. No total, é necessário realizar mais de 20 testes, a fim de que seja possível avaliar com precisão todo o sistema do cabeamento estruturado.
A certificação garante que você terá uma comunicação limpa e segura, livre de ruídos e interferências. Além disso, ela garante também que cada categoria testada trabalhará dentro do padrão de desempenho que a norma exige. Ou seja, se o sistema da empresa utiliza um tipo de cabo específico, toda a infraestrutura de rede precisa ser feita com materiais que sejam compatíveis com esse tipo de cabo.
Por que é importante fazer a certificação?
Os benefícios que o serviço propicia são inúmeros, já até adiantamos alguns deles ao longo desse texto. Mas é fundamental deixar que claro que a certificação do cabeamento estruturado:
Possibilita que você avalie a situação atual do seu cabeamento;
Mostra a qualidade da mão de obra e dos produtos utilizados na estruturação do cabeamento, ou seja, você terá a real noção se eles são exatamente o que você contratou;
Identifica vulnerabilidades de seu sistema de cabeamento estruturado;
Permite uma análise sobre a compatibilidade dos produtos utilizados;
Garante a segurança na transmissão de dados e informações;
Evita problemas na rede capazes de afetar o funcionamento de sua empresa;
Determina o padrão de qualidade de sua rede, que trabalhará com performance e desempenho máximos;
Otimiza os processos internos e o investimento dos recursos financeiros;
Reduz consideravelmente a ocorrência de problemas e o tempo gasto em sua solução.
Além dos benefícios citados acima, a certificação do cabeamento estruturado contribuirá no sentido de evitar que falhas no sistema aconteçam. Assim, por meio da certificação também é possível identificar, por exemplo:
Defeitos no material utilizado no cabeamento estruturado;
Se o material utilizado é de qualidade inferior da contratada;
Procedimentos malfeitos;
Danos causados durante a instalação do cabeamento;
Identificações feitas de maneira incorreta;
Se a quantidade de links contratados foi realmente entregue.