Mas então quais são as normas que devem ser obedecidas na instalação do cabeamento estruturado? As normas técnicas que definem padrões e parâmetros são oriundas de órgãos e entidades nacionais e internacionais.
No Brasil, temos normas técnicas publicadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Há ainda entidades internacionais, a exemplo da Associação EIA/TIA (lectronic Industries Association / Telecommunications Industry Association) e da ISO/IEC (International Organization for Standardization – ISO – em parceria com a International Eletrotechnical Comission – IEC), que também estipulam limites mínimos de qualidade.
Os comitês formados dentro dessas entidades construíram regramentos que descrevem os procedimentos a serem adotados em diversos aspectos da instalação do cabeamento estruturado.
Por exemplo, dispõem sobre o processo de instalação em si, sobre a avaliação de performance e desempenho, sobre como solucionar problemas, como realizar a integração do cabeamento de rede, estrutura geral, configurações limites, distâncias, desempenho do hardware e dos meios de transmissão, curvas de frequência, atenuação, tipos de conectores, comprimento e muito mais.
A título de exemplificação, temos as normas técnicas EIA/TIA 568 e a ISO/IEC 11801. Lembrando que o cumprimento dos limites mínimos estabelecidos nas normas é uma obrigação do profissional que faz a instalação e também daquele que fornece os materiais.