image26

Manutenção Preventiva

A manutenção preventiva é uma ação planejada e sistemática de revisão, controle e monitoramento dos equipamentos. Ela é feita periodicamente, com o objetivo de reduzir ou impedir falhas do instrumento.

A manutenção corretiva, ao contrário, é realizada quando já há a ocorrência de um problema no aparelho.

Saiba as principais diferenças entre manutenção corretiva, preventiva e preditiva.

É muito importante saber a diferença da manutenção preditiva, preventiva e corretiva e, além disso, quando usar cada uma delas. Uma empresa, quando trabalha com prestação de serviços, não pode deixar de dar atenção especial para as manutenções.

A ideia é economizar e reduzir custos, para que a sua empresa gaste apenas com bons investimentos e não em erros, reparos e falhas que podem ser previstos.
Acompanhar frequentemente o funcionamento de máquinas, equipamentos, hidráulica, elétrica e pintura é um método muito eficaz para prevenir possíveis danos nos escritórios e ambientes de trabalho. Assim, é possível notar como a gestão da manutenção é importante.

E para que ela aconteça de forma eficaz, é necessário entender a diferença entre manutenção preditiva, preventiva e corretiva.
A principal diferença entre a manutenção preditiva e preventiva é o detalhamento e a frequência das revisões, além do objetivo de cada uma. Enquanto a manutenção preventiva ocorre antes do surgimento de um problema, de forma a evitá-lo, a manutenção preditiva é feita em intervalos sistemáticos.

Manutenção preventiva recomendada e derivada de uma série de estudos e amostras. Ou seja, rigorosas experiências e testes determinam a vida útil de equipamentos, elétrica, rede, pintura, hidráulica e outros. Apesar da manutenção fazer parte do dia a dia de muitas empresas, as manutenções preventivas e preditivas devem corretiva ser priorizadas, porque custam menos e evitam possíveis panes, reformas de emergências e paralização do escritório.